Novae: uma história de amor ao copyleft
2006-09-13 18:13:45

Atitude, independência e livre expressão

Uma revista digital que acredita na transformação do Ser

Uma das contempladas, neste 2009, com o Prêmio Ponto de Mídia Livre do Ministério da Cultura, a revista Novae.inf.br nasceu em 5 de outubro de 1999 e não tem aporte de nenhum grupo financeiro. É um ponto de debate sobre temas hiperlinkados com a sociedade do conhecimento, cibercultura, inclusão digital, comportamento, ativismo de transformação, nova economia, política, cultura, literatura, mídia, filosofia, vida sustentável, ciência, religação, metafísica e cidadania.

Conta com produção jornalística própria, na forma de entrevistas, reportagens, matérias especiais e um time de colaboradores e parceiros de primeira linha, que tem como recompensa estar participando dessa iniciativa dentro de avançados conceitos colaborativos: uma iniciativa inédita de open source editorial, em que as idéias ganham novas cores que, somadas inteligentemente a outras, resultam em uma publicação de personalidade surpreendente.

O projeto editorial da www.novae.inf.br  é resultado da alquimia de diversas inteligências, pontos de vista, atitudes e valores mutantes deste novo século, oriundos de alguns cantos do Planeta. Especialmente selecionado e focado em sua linha editorial, que contempla o arrojo, a profundidade e a ousadia, a www.novae.inf.br optou pela opinião, pelos conceitos e pela diversidade de idéias neste tempo de conhecimento exacerbado e, às vezes, superficial.

Os articulistas, colaboradores e parceiros são, na verdade, os grandes responsáveis pelo êxito alcançado pela www.novae.inf.br . Massa crítica inovadora, fomentada pelo melhor do copyleft autoral que constrói a Internet brasileira. Num momento que surpreende pela diversidade de sabores e humores, a revista é pluralista na divulgação das comunidades na web, em língua portuguesa e espanhola. "Fusão neural" administrada como um projeto editorial consistente e com personalidade para mostrar sua visão do mundo.

Metamorfose e matizes

A www.novae.inf.br foi concebida sob a ótica da metamorfose por que passa a sociedade, com a ainda convivência entre o velho e io novo, marcando presença em momentos relevantes do grande palco da humanidade.

Perto de completar 12 anos no ar, a publicação Novae escreve a sua história na opinião marcante de colaboradores de várias tendências e matizes, sobre os assuntos que serão manchete neste terceiro milênio: novas cartilhas organizacionais; novas formas de comunicação e vida; signos e linguagens de velhas e novas civilizações; a arte como elemento trágico e festivo; as comunidades que são renovadas e criadas no espírito pioneiro de quem ainda não se decidiu entre o telegráfico e o profundo; entre as últimas e as completas. A Paz como meta principal para o progresso do Planeta.

A proposta editorial da Novae é reforçar a opinião e a emissão de conceitos dos mais diversos setores de quem faz e avalia essa revolução de costumes. A Novae é uma revista plural, mas não abre mão de sua característica progressista e libertária; por isso, não abre espaço para análises de setores reacionários da sociedade, neocons; jovens neoliberais e admiradores passivos da cultura imperial estadunidense, que também têm suas comunidades espalhadas pela Internet. A Novae respeita todas as opiniões, mas diz Não! a esse pessoal. Podendo, em momentos de crise, tornar a publicação uma radical bandeira contra a guerra, contra a manipulação de povos pela mídia de massa, contra a opressão de minorias, contra todo e qualquer preconceito.

Credibilidade e futuro

A Novae.inf.br dispõe, ainda, de um boletim enviado por e-mail. Um resumo opinativo sobre as atualizações do próprio site, que abrange mais de 6 mil assinantes entre jornalistas, acadêmicos, estudantes, empreendedores, profissionais liberais, membros de instituições financeiras e educacionais, todos formadores de opinião: nosso público envolvido.

A Novae procura resgatar a paixão fidelizadora do leitor bem informado, despertada por uma edição inovadora da primeira página e ações que despertem a mente entorpecida pela mass midia. Um jornalismo criativo, transformado em uma atração a mais para o leitor que acompanha suas atualizações semanais.

No momento, a estratégia é fortalecer a Novae.inf.br, visando consolidar sua credibilidade e preparar o projeto para o futuro, acreditando que somente com a união de muitas, muitas vozes alternativas podem ser alcançadas condições de escrever e de construir um planeta melhor.

                           







Qual a sua opinião sobre a revista NovaE? Este espaço é mediado, sua mensagem será liberada após a leitura da NovaE

Nome:
E-mail(Não será publicado):
Manifeste-se:
Código:
Digite o código:


*luiz lage*
Inserido em: 2011-06-01 09:50:19

Acho que é um veículo de propaganda de esquerda, com um forte viés autoritário, haja visto que não publica comentários, só leio pra criticar em outros canais livres.
Claro que não espero a publicação deste, viva Cuba! viva a Venezuela! Conheço os dois e ambos se parecem com essa revista digital.
Lembro que vcs são semelhantes a Veja que também não publica comentários negativos.



*Vinicius de Almeida*
Inserido em: 2010-09-19 10:27:54

Eu a vejo como altamente satisfatória.
Primeiro : pela modernidade de ser uma imprensa virtual.
Segundo: pelo mérito de combater a imprensa marrom.
Terceiro : porque se apresenta como a resultante de diferentes correntes de opinião emitidas por profissionais responsáveis e honestos.
Quarto : porque não tem um dono que utiliza seus meios de comunicação a serviço de seus preconceitos, sub-idéias e interesses subalternos.
Quinto : porque se propõe qualificar-se como imprensa de alto quilate a serviço dos sãos interesses de seu país.
Parabéns, por tudo isto, e por tudo o que possa vir a produzir de bom para o Brasil quanto a arejar, renovar e criar no campo das ideías.



*Tania*
Inserido em: 2010-09-12 10:09:22

O chavão "vida longa à NovaE"aqui se aplica com sinceridade! Parabéns, indispensável a todos, dos mais ao menos avisados.


*M.Paulino*
Inserido em: 2010-08-07 23:53:36

M.PAULINO! Cantor e compositor Pernambucano,
Forrozeiro dos bons. É o criador do “PERNAMBUXÉ”;
O estilo que marca um novo tempo na carreira de M.PAULINO
Usando uma Mistura básica do Maracatu com o Axé
Com uma miscigenação de ritmos super dançante;
Com Maracatu, Forró, Reggae, Frevo, Ciranda, Coco,
Samba e as guitarras em levadas diferentes;
Onde Ele mostra a riqueza da cultura Nordestina, chamando de Pernambuxé;
O estilo que usa a Percussão do Maracatu com a Percussão do Axé,
Diferenciado pela batida das Alfaias (Bombos do Maracatu)
E o balanço das guitarras, onde fala das coisas do Nordeste e do nosso País;
Com o molho e o suingue todo especial de M.PAULINO
Mostrando a nossa riqueza cultural nas músicas:
Assista aos Clipes de M.PAULINO nestes sites:
http://www.youtube.com/profile?user=mpaulinocantor
PLANETA POETA: http://beltsalvinopoetisadoinproviso.ning.com/profile/MPAULINO
ARTISTAS DE OLINDA: http://artistasdeolinda.ning.com/profile/MPAULINO284
NAÇÃO CULTURAL: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/mpaulinocantor
NO MY SPACE: http://www.myspace.com/mpaulinocantor
NO PALCOMP3: www.mpaulino.palcomp3.com.br
Contato: 81- 88285706 / 34315448. E-mails: mpaulinocantor@globo.com / m.paulino@ig.com.br
MSN: mpaulinocantor@hotmail.com



*Aline Luisa Mansur*
Inserido em: 2010-08-01 22:59:56

Adorei o blog, mais um pra fazer a contra hegemonia nesse país de mídias corporativas, imperialistas e racistas.
Gostaria de sugerir o debate dos transgenicos(empresas a favor - sociedade,saúde e meio ambiente contra) e a divulgação da agroecologia !
Abraços !
Aline


*Antônio Manoel Góes*
Inserido em: 2010-05-26 17:35:00

Só agora descubro a 'Novae'. Sou bancário aposentado, 67 anos, jornalista e militante de movimentos sociais, aqui no Rio de Janeiro.
Estou 'devorando' todos os textos, vários dos quais repassados a contatos.
Valeu!!!




*Guilhermina Galvão*
Inserido em: 2010-05-26 08:39:35

Gostaria de conhecer melhor a revista, mas desde já a proposta me interessa e muito! Informação livre e honesta deve e precisa ser divulgada, seja de que forma fôr.
Obrigada


*maria christina mendes caldeira*
Inserido em: 2010-04-07 09:28:19

Parabéns !
Jornalistas devem informar em editorial e não se condicionar a publieditoriais.
Maria Christina Mendes Caldeira


*cristiana*
Inserido em: 2010-03-31 11:29:24

A liberdade de expressão é sempre muito bom para a sociedade. Parabéns pela revista, que é mais uma fonte de aprendizagem e debates de todo o gênero.


*José Ivan Mayer de Aquino*
Inserido em: 2010-01-21 19:58:30

Prezados(as) amigos(as),
Fiquei contente de conhecer os ideais de NovaE a partir do Blog Conversa Afiada mantido pelo valoroso jornalista Paulo Henrique Amorim.
Vou tentar apoiar com algumas trocas de ideias - nos marcos da solidariedade produtiva - o instigante canal de imprensa independente e livre expressão que vocês me apresentaram.
Para começar proponho uma discussão sobre a geração de conteúdos e modelagem de ação de Sala de EJA(Educação de Jovens e Adultos) Técnica Aplicada nos 340 municípios de mais baixos IDH, IDEB e com população inferior a 10.000 habitantes.


*Fred Campos*
Inserido em: 2010-01-02 15:05:32

Vcs dizem não receber aporte financeiro de ninguem...

E aquelas propagandas abaixo, do Ministerio da Cultura, leia-se Governo Federal (Lula).
Após ver isso fui verificar o conteudo do blog e não vi nenhuma crítica ao PT nem a Lula ou Dilma.
Mostra a parcialidade do Blog.


*HENRIQUE*
Inserido em: 2009-12-28 18:57:34

Descobri a Novae por intermédio de um link (A Cesar o que é de Cesar), encaminhado por meu irmão, há poucos dias e fiquei fascinado com a diversidade e profundidade do conteúdo. Tenho recomendado aos meus amigos e já recebi retornos elogiosos. Creio que, com um trabalho persistente de boca a boca, nós (os leitores) vamos multiplicar a mídia alternativa e enfraquecer - melhor seria acabar de vez - com o que já se convencionou chamar de PIG - Partido da Imprensa Golpista. Parabéns, mil anos de vida.



*Carmina Dias*
Inserido em: 2009-12-08 13:37:18

É mesmo uma iniciativa elogiável num País em que a grande mídia dedica tanto espaço a questões não essenciais. vem somar com a idéia da Agência da Boa Noticia - www.boanoticia.org.br, ONG cearense onde trabalho Parabéns a todos.


*Nivaldo Junior*
Inserido em: 2009-11-04 11:19:42

Achei muito interessante.... acredito que a mídia/imprensa, deve ser um veículo imparcial e com único objetivo de informar e esclarecer seus leitores.


*Sonia Maria Ramos Pestana*
Inserido em: 2009-10-23 15:00:57

Me interessa mucho


*Ambrosina A.Castelar*
Inserido em: 2009-08-29 20:46:55

Recebi a indicação de meu marido.
FELIZ indicação!
PARABÈNS!




*Antonio Maldonado Baena*
Inserido em: 2009-05-25 21:35:37

Acabei se tomar conhecimento agora, através de uma amiga,professora universitária, da existencia da revista Novae e estou muito bem impressionado, após leitura de alguns dos artigos dêste número. Tambem a apresentação cativou-me e apressei-me em enviar meu email para cadastramento conforme modelo sugerido; estou aguardando manifestação de sua parte e saber o caminho a seguir para tornar permanente seu recebimento.
Obrigado
Antonio


*Ulisses P. Chagas*
Inserido em: 2009-04-26 13:50:39

Esclarecedora, no mínimo. É bom o povo brasileiro ter à mão um veículo que não se curva ao "mainstream" da imprensa-blockbuster nacional (desculpem-me os estrangeirismos, mas eles dizem muito do que é o imprensão que puxa o saco de gente como o Gilmar Mendes, a exemplo da revista [eca!] Veja).
Fico feliz por ter 'descoberto' a NovaE, por acaso, procurando no Google artigos sobre a trajetória do atual presidente do nosso STF, esse sujeito cuja história passei a conhecer mais um pouco.
Equipe da NovaE, vocês estão de parabéns.


*Roberto*
Inserido em: 2009-01-18 17:06:29

Ótima fonte de informação.Leio-a comfrequência,comento suas matérias e sempre que posso indico o site para algum amigo.Moro no Japão e esta ``Revista´´me dá noção da verdadeira realidade do Brasil e do mundo.Obrigado e um grande abraço para a equipe toda!rc.suiheitaiko@ezweb.ne.jp


*maria elizabeth da silva serafim*
Inserido em: 2008-09-12 16:13:07

Adorei conhecer a NovaE.Estou sendo vítima de um problema parecido com o do Austragésilo,só q não uso drogas.Algumas pessoas influentes aqui em Ctba qrem m obrigar a pensar cmo elas,qrem q eu m reconheça cmo louca e para isso fzm tortura psicológica e até m ameaçam d morte.Não entendo cmo algumas pessoas podem ter tanto ódio,assim,sem mais nem menos,sem um motivo justo.Ms infelizmnt o mundo é assim...


*Antonia Veras*
Inserido em: 2008-03-28 15:12:54

Conheci a Novae hoje 27/03/2008. Alguém me encaminhou o boletim por e-mail e sou grata a essa pessoa. Não lamento em não ter conhecido a Novae antes, pois acredito que a lamentação tira minha potencia para viver o agora.

Ao ler o projeto editoral da Novae, meu olhar direcionou-se ao canto superior direito do monitor, indicando-me um futuro em que posso contornar a direção dos ventos.

Parabéns equipe Novae pelos 10 anos de trabalho!

Fraternal abraço,

Antônia Veras
Bibliotecária



*nicolas tato roel*
Inserido em: 2007-10-04 20:16:05

É uma pena não ter conhecido NovaE antes. Cheguei hoje a ela através da recomendação de um dos meus filhos. Só tenho que agradecer iniciativas como esta. Acredito firmemente que é um dos vigorosos caminhos para avançarmos na democratização autêntica. Parabéns! Desejo receber o Boletim NovaE. Grato.


*Marlene Nascimento*
Inserido em: 2007-08-14 11:47:58

Olá,time da NovaE!

Adorei a proposta desta revista plural e inovadora,
acredito que esta nova visão editorial poderá contribuir
de maneira significativa,para o novo mercado que
desponta no cenário brasileiro,permitindo um novo
acesso as informações relevantes da midia brasileira.

Apreciaria receber por e-mail,os destaques desta
revista,para sintonizar com esta nova perspectiva.

Para sua inspiração:

*O Futuro pertence aqueles que acreditam na Beleza dos
seus Sonhos* Eleonora Roosevelt

Desejando sucesso sempre!!!

Marlene Nascimento
Gestora Projeto Eco-Inovação
(11)8236-2722


*ALENCAR ARARIPE, Francisco José de *
Inserido em: 2007-08-13 11:35:11

Recebi a indicação da NovaE e acabo de entrar no sitio. Uma grata surpresa o contato com o material: independência, diversidade, verdadeira informação. Meus cumprimentos pelo
excelente trabalho e pela dedicação ao ato de informar, esclarecendo e conscientizando nossa sociedade tão masacrada por uma midia colonizada, com interesses escusos e sem nehum compomisso com o nosso povo.
Continuaremos nos encontrar.
Fraternalmente,
Alencar Araripe


*Ana*
Inserido em: 2007-07-17 02:33:15

Ironicamente eu encontrei Vocês por causa das vaias na abertura do Pan. Eu assiti o espetáculo pela BAND porque gosto muito do Luciano e este não deixou por menos. Comentou várias vezes sobre a falta de respeito com o Chefe da Nação, independente de quem seja a pessoa. Afinal o Presidente é a autoridade máxima e perante o mundo a falta de educação recai sobre todos nós, povo brasileiro!
Encontrei vários artigos. Gostei demais da diversidade, os diferentes aspectos. Gosto da profundidade - "mata a cobra e mostra o pau".
Grata pela "notícia: comunicação e informação"
Até me cadastrei para continuar a me encontrar com Vocês nesta telinha.
Boa sorte! Ana


*edmilson*
Inserido em: 2007-01-18 18:47:58

bastante interessante e atualizada, gostaria de receber noticias.


*Aparecida Simões*
Inserido em: 2006-11-11 10:19:12

Opino com as palavras de Vieira:

Não hei de pedir pedindo.
Senão contestando e argumentando.
Pois este é o direito que tem, quem não pede favor, senão JUSTÇA!



*Manoel - Editor*
Inserido em: 2006-11-10 19:28:18

Ja está disponível do feed/rss
http://www.novae.inf.br/site/backend.php

abs


*Celso Bessa*
Inserido em: 2006-11-10 15:18:12

Olá. Gosto muito da linha editorias, da qualidade dos textos, colaboradores, articulistas e principalmente do conceito Open source.
A única sugestão que faço, após tanto tempo lendo, é que incluam um link para que os usuários mantenam-se atualizados através de feeds/rss.

FEED - http://pt.wikipedia.org/wiki/Feed

RSS - http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS

'braços

Celso Bessa
www.celsobessa.wordpress.com
www.apanelamultimidia.com.br
www.celsobessa.com.br



*Octaviano Galvão Neto*
Inserido em: 2006-10-19 14:50:04

Recebi uma dica de meu filho.
Achei EXCELENTE a publicação de vocês. Parabéns!
Gostaria de ser incluído em sua lista de publicação.

Antecipadamente grato.